Publicado em: 15/10/2020 12:47:00
Projeto de escola agrícola do Paraná para estimular participação de meninas na ciência é finalista em premiação nacional. Ideia de estudantes de 14 e 15 anos surgiu após incêndio que arrasou parque nacional na região
Da sua casa, em Altônia, Paraná, Estephany da Silva Alves, 15 anos, acompanhou as chamas consumirem árvores e deixarem o horizonte cinzento. Era um incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, que destruiu 68% da área de preservação em 2019 e ameaçou comunidades do entorno.
“Dá uma agonia no peito ver tudo o que está acontecendo. O desmatamento ilegal, as queimadas…É uma situação que tem que mudar”, relembra a aluna do 1º ano do Ensino Médio, sobre as cenas daquela tragédia, que têm se repetido por todo o país na atual temporada de queimadas.
A oportunidade de promover alguma mudança surgiu na escola onde ela cursa o primeiro ano de Técnico em Agropecuária. Durante as aulas de Emmanuel Zullo Godinho, professor de solos e produção vegetal, ela gostou da ideia de um projeto para envolver meninas na ciência na área de sustentabilidade.
“Ele falou do empoderamento feminino na área, de sementes, sobre estar em campo e proteger o meio ambiente”, diz Marina Grokorrisky, 16 anos, que também se interessou pela proposta.
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Fonte: Deutsche Welle Brasil