Timbre

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - JI-PARANÁ

Ata de Reunião

Aos 17 dias do mês de agosto do ano de 2020, às 15 h 07 min, reuniram-se pela sala de web conferências do campus Ji-Paraná, os conselheiros do Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental para a reunião ordinária de agosto, sob a presidência do chefe pro tempore José Roberto Ribeiro Júnior. Inicialmente estavam presentes os técnicos Adão da Silva Oliveira, Ana Paula Leite Cardiliquio e Tiago de Oliveira Lima; dos docentes, encontravam-se Ana Lúcia Denardin da Rosa, José Roberto Ribeiro Junior, Renata Gonçalves Aguiar, Robson Alves de Oliveira e Elisabete Lourdes do Nascimento; das representantes discentes, Sara Line Silveira Araujo. Ausências justificadas: Beatriz Machado Gomes, Jeferson Lima, Margarita Dueñas Orozco e Rodrigo Martins Moreira. Informes: 1. o professor José Roberto informa que na última quinta-feira (13.08.2020), o processo da primeira etapa do estágio probatório do professor Rodrigo foi aprovado no CONSEC, e o parabeniza; 2. o chefe segue que, ainda no CONSEC, o termo de cooperação técnico-científica DAEA-INPA foi aprovado no campus; 3. o chefe de departamento justifica que os conselheiros Alberto e Nara se atrasariam devido a uma banca de mestrado; e o professor João Gilberto por participação na reunião do CONSUN; 4.  o professor José Roberto finaliza seus informes com o anúncio de que a minuta de resolução para retorno emergencial remoto às aulas já foi discutida na câmara de graduação e segue para aprovação no CONSEA; 5. a técnica em assuntos educacionais, Ana Paula Leite Cardiliquio, informa que a terceira atividade do segundo encontro pedagógico do departamento ocorrerá dia 18.08.2020, conduzido pela professora Dr. Patrícia Medeiros, abordando a temática da educação especial; 6. Ana Paula, por fim, apresenta o evento “Discutindo Engenharia Ambiental e Sanitária”, com a proposta de trazer egressos do curso para conversar com a comunidade acadêmica sobre temas relevantes à atuação profissional, sendo o primeiro encontro no próximo dia 20.08.2020, a mesma solicita aos professores que colaborem com a atividade, participando como palestrante e divulgando as palestras. A professora Nara solicita permissão para participação da reunião às 15 h 18 min, aprovada por unanimidade. Inclusão de pontos de pauta: não houve inclusão de pontos. Pontos de pauta: 1. Substituição do nome da professora Margarita como membro Suplente do NDE: o professor José Roberto informa que a professora Margarita solicitou que seu nome fosse substituído da suplência do NDE, em virtude de seu afastamento para cursar o doutorado. O chefe perguntou se algum conselheiro gostaria de substitui-la e a professora Elisabete se dispôs, sendo a substituição aprovada por unanimidade. 2. Consulta sobre a lotação do curso de Engenharia Civil no DAEA: o professor José lembra aos conselheiros que a consulta já foi realizada via e-mail institucional, mas gostaria de registrar em ata do CONDEP a opinião do colegiado. A acadêmica Sara pergunta se a consulta via e-mail foi direcionada somente aos servidores, e o professor José consentiu. Dessa maneira, a conselheira Ana Lucia achou pertinente contextualizar, em nome da comissão de elaboração do PPC da engenharia civil, os motivos da consulta. A professora Ana Lucia explica que a estruturação do PPC exige a discriminação do espaço físico e infraestrutura do curso na instituição, por isso é importante estar vinculado a um departamento desde seu planejamento. A professora Nara solicitou a palavra e questiona ao professor José qual foi o primeiro departamento a manifestar interesse de gerir o curso, visto que além do DAEA, o Departamento de Física também manifesta positivamente. O professor José, por fim, lembra que a proposta foi apontada em uma reunião do CONSEC, levantada pelo professor João Batista como interesse do DEFIJI, quando o professor José Roberto pontuou que o DAEA também teria interesse na lotação do curso. Após a discussão, os conselheiros decidiram, por 9 votos favoráveis e 1 voto contrário, reafirmar o interesse na lotação do curso junto ao DAEA. Após a votação, a professora Nara solicita registro em ata das seguintes palavras: “gostaria de registrar o pedido para que a comissão que está realizando o trabalho mantenha o padrão das ementas e carga horária das disciplinas já existentes no campus, em todos os cursos, que sejam comuns à engenharia civil”. 3. Apresentação de resultado de consulta à comunidade Universitária para os cargos de chefe e subchefe do Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental: o presidente da comissão de consulta, Tiago de Oliveira Lima, agradece o trabalho de todas as demais integrantes da comissão e relata que foi um trabalho de muito aprendizado. Informou também que não houve recurso contra o resultado preliminar. A professora Ana Lúcia agradeceu à comissão e aos colegas que votaram; aproveitou também para parabenizar ao professor Alberto e reafirmar sua disposição para trabalhar pelo DAEA. O professor José Roberto parabeniza a todos e expõe o resultado da consulta para homologação: Professor Alberto Dresch Webler para chefe de departamento, e professor Robson Alves de Oliveira, para subchefe de departamento (conforme processo no SEI n. 999016864.000099/2020-11). Não havendo mais discussões, o resultado foi homologado por unanimidade do colegiado. Os professores Alberto e João Gilberto solicitam permissão para participação da reunião a partir das 16 h 10 min. 4. Processo n. 999054966.000016/2020-27: solicitação para defesa do Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Lorran Marré Parlotte: após a leitura do parecer, a professora Ana Lucia pontuou que, apesar de seu favorável ao parecer, não acha prudente o professor orientador realizar o relato da solicitação. Quanto a isso, o professor Alberto informou que a legislação não impede que o seja feito e se sente confortável a fazer o relato, vale ressaltar que ele conversou com alguns colegas após a dúvida da professora Renata, em especial o servidor Willian Silva Sales que é advogado para lhe auxiliar, que informaram que não havia problema. O professor Robson sugeriu que o departamento use essa votação para criar um procedimento próprio para tais casos no departamento. Sem mais discussões, o parecer foi aprovado por unanimidade, registrando-se a presença do interessado. 5. Processo n. 999016864.000114/2020-13: remoção por ofício: a leitura do parecer foi realizada pela relatora Nara Luísa. Em seguida, a professora Elisabete pede a palavra e informa que a Professora Patrícia entrou em contato com ela via mensagem no dia 11 de agosto. Ao ler a mensagem a Professora Elisabete retornou em uma ligação, a Professora Elisabete relata trechos da conversa: “A Professora Patrícia me explicou as razões da remoção a pedido. A pedido da Professora Patrícia informei as disciplinas que estão sob minha responsabilidade no departamento no PPC vigente, sendo: Microbiologia Ambiental, Saúde Ambiental, Limnologia e Gestão Ambiental I. Informei que está em tramitação o novo PPC da curso, mas que naquele momento não recordava como havia ficado a distribuição de disciplinas e a carga horária dos professores, também não recordava as disciplinas suprimidas ou com alteração de carga horária, mas que havendo carga horária de disciplinas no curso de engenharia ambiental, fazia votos para vinda da professora Patrícia. No dia 12 de agosto pela manhã, após eu analisar a grade curricular do novo PPC em tramitação, entrei em contato via mensagem com a Professora Patrícia sugerindo que a mesma olhasse a grade deste novo PPC e caso tivesse dúvidas, entrasse em contato com os membros do NDE, visto que eles haviam feito a contabilidade de carga horária para o quadro docente atual. Informei que havia enviado para ela naquela manhã o arquivo PDF final do novo PPC. Ela me agradeceu e informou que o processo já havia sido encaminhado para relato". A Professora Elisabete destaca a competência da Professora Patrícia, da qual foi aluna de graduação, relatando ser sempre uma professora comprometida e com excelente didática, e que vê o mesmo comprometimento que a referida professora tem com o mestrado Profágua. A Professora Elisabete pede para destacar “o que estou colocando em discussão não é a competência da Professora Patrícia, que é extremamente competente, mas sim uma questão técnica de disciplinas e carga horária, na legislação da UNIR a carga horária semanal mínima é 8 horas semanais quando o professor for responsável por projeto, e 12 horas quando não tiver projeto. Lembro ainda que a carga horária ministrada na Pós-graduação não é contabilizada nesta carga horária mínima obrigatória. Em análise prévia que fiz comparando a grade do PPC vigente com a grade do novo PPC, observo que das 11 disciplinas elencadas no parecer, 3 (Introdução a Engenharia Ambiental, Metodologia Científica e Biologia Ambiental) passaram de 80 h para 40 h, 5 disciplinas (Humanidades, Estágio e Cidadania I, Estágio e Cidadania II, Análise, Manejo e Conservação dos Recursos Naturais e Tratamento Anaeróbio de Despejos) foram suprimidas da grade, ou seja, já não constam no novo PPC em tramitação, e 1 disciplina (Saúde Ambiental) passou de obrigatória para optativa. Logo, antes de optar pela alocação de um professor com a mesma formação (biologia), é necessário fazer essa avaliação tanto para o PPC vigente como para o novo PPC o qual está tramitando na UNIR. Este cálculo deve ser levado em consideração e o NDE do curso deve ser consultado e que o mesmo deva elaborar um parecer formal”. A Professora Elisabete também coloca que o Professor Igor, também biólogo, assim como ela e a Professora Patrícia, está lotado no DEA, desenvolvendo atualmente suas atividades no Departamento de Biologia, campus Porto Velho devido a questões de saúde de familiares, mas que manifestou verbalmente a vontade de retornar ao DEA quando for possível. Informa ainda que um professor com formação em Biologia, diferente de um professor com formação em Engenharia Ambiental, não consegue permear por um número maior de disciplinas no curso, como o caso de um Engenheiro Ambiental. Lembrando novamente a necessidade de uma análise aprofundada em relação as disciplinas, cargas horárias e professores do quadro atual do PPC vigente e do novo PPC. Em seguida, o professor Robson salienta que é preciso analisar o novo formato proposto de disciplinas, bem como sua disponibilidade, e verbalizou “se o Igor voltasse hoje, já teríamos problemas de elencar disciplinas”. O professor Alberto apresentou a opinião de que, os professores do DEA além de ministrar disciplinas no próprio departamento, ocorre momentos o quais os professores dão aulas em outro departamento bem como os outros departamento também dão na Engenharia Ambiental e Sanitária e além disso está se buscando criar um novo mestrado no departamento, além de já ter acabado de votar o curso de Engenharia Civil no DEA, o que foi defendido pela professora Renata, que enxergou a possibilidade de agregar novos cursos. O professor João Gilberto diz que acha importante levar em conta o novo PPC, mas considera essencial levar em conta o que está vigente na data atual. Além disso, pontuou que a vinda da professora Patrícia é um ganho para o departamento. A professora Nara, por sua vez, reforça a fala da professora Renata e discorda quanto a possibilidade da ausência de carga horária para docentes no departamento. Novamente, a professora Elisabete ressalta que a carga horária ministrada em pós-graduação não é contabilizada e por isso insiste em solicitar a manifestação técnica do NDE. Em seguida, a professora Ana Lúcia perguntou à professora Nara “todas as disciplinas elencadas no relato já têm professor que ministra?”. A professora Nara respondeu que não fez o levantamento, pois acredita que a movimentação de professores no quadro docente do departamento é muito dinâmica, reforça a previsão de ampliação dos cursos (aprovados recentemente disponibilidade para sediar mestrado e graduação em Engenharia Civil), e destaca que, com relação à carga horária, caso em algum semestre a professora Patrícia não alcance o mínimo no DAEA, a mesma atualmente possui disciplinas sob sua responsabilidade em outros cursos no Campus. Diante disso, a professora Ana Lúcia sugere que é importante consultar a professora Patrícia a fim de elencar quais disciplinas está disposta a ministrar, como humanidades. A discente Sara Line pontuou que cursou a disciplina de “Humanidades” sob ministração da professora Patrícia e, no início do ano de 2020, a interessada demonstrou disponibilidade em lecionar a disciplina de “manejo”. A professora Renata pontua que esse parecer não deve ser atribuído ao NDE, uma vez que entende que não há mais o que modificar no PPC, o contrário foi novamente defendido pela professora Elisabete. A professora Nara pontua que, a manifestação solicitada pela professora Ana, por parte da professora interessada, já foi feita e apresentada. A TAE Ana Paula Cardiliquio saiu da reunião às 17 h 15 min. A professora Ana Lúcia esclarece que acha importante a presença da professora Patrícia na discussão e pede vista ao processo e a discussão é encerrada. Encerramento: nada mais havendo a declarar, a reunião é encerrada às dezessete horas e vinte minutos, e eu, Tiago de Oliveira Lima, secretário ad hoc, lavrei a presente Ata, que segue assinada por mim e pelos membros do colegiado.


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Documento assinado eletronicamente por TIAGO DE OLIVEIRA LIMA, Técnico de Laboratório, em 19/08/2020, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por RENATA GONCALVES AGUIAR, Docente, em 19/08/2020, às 17:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ALBERTO DRESCH WEBLER, Docente, em 19/08/2020, às 17:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ADAO DA SILVA OLIVEIRA, Técnico de Laboratório, em 19/08/2020, às 17:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ELISABETE LOURDES DO NASCIMENTO, Docente, em 19/08/2020, às 17:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por JOSE ROBERTO RIBEIRO JUNIOR, Chefe pro Tempore, em 19/08/2020, às 17:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ROBSON ALVES DE OLIVEIRA, Docente, em 19/08/2020, às 17:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ANA LUCIA DENARDIN DA ROSA, Docente, em 19/08/2020, às 17:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sara Line Silveira Araújo, Usuário Externo, em 19/08/2020, às 18:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ANA PAULA LEITE CARDILIQUIO, Técnica em Assuntos Educacionais, em 20/08/2020, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por JOAO GILBERTO DE SOUZA RIBEIRO, Docente, em 20/08/2020, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por NARA LUISA REIS DE ANDRADE, Docente, em 20/08/2020, às 11:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 999016864.000117/2020-57 SEI nº 0478571

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