Timbre

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - JI-PARANÁ

Ata de Reunião

Ata da Reunião ordinária do Conselho do Departamento de Engenharia Ambiental (CONDEP-EA) realizada no dia dez de julho de dois mil e vinte, via web conferência, sob a presidência do chefe do Departamento, Prof. José Roberto Ribeiro Júnior. Abertura: às quatorze horas e trinta minutos, em primeira convocação, com a presença dos Conselheiros:; Prof. Alberto Dresch Webler; Profª Ana Lúcia Denardin da Rosa; TAE Ana Paula Leite Cardiliquio; Prof.a Beatriz Machado Gomes; Profª. Elisabete Lourdes do Nascimento; Prof.a Nara Luísa Reis de Andrade; Acadêmica Nayara dos Santos Albrigo; Prof.a Renata Gonçalves Aguiar; Prof. Robson Alves de Oliveira; Prof. Rodrigo Martins Moreira; Acadêmica Sara Line Silveira Araújo e Técnico Tiago de Oliveira Lima . Ausências justificadas: Técnico Adão da Silva Oliveira, Prof. Jeferson Alberto de Lima; Prof. João Gilberto de Souza Ribeiro; e Prof.ª Margarita Maria Dueñas Orozco. Informes: (1)  A professora Renata agradece ao professor José pelo tempo que dedicou à chefia do nosso Departamento e parabeniza pelo trabalho realizado, uma vez que realizar gestão em nossa universidade é um grande desafio. Demais conselheiros também agradece ao mandato do professor. (2) O técnico Tiago informa, em nome da comissão eleitoral do edital n. 002/2020, que a eleição para consulta de chefe e subchefe de departamento foi adiada para o dia 10 de agosto. Inclusões de pontos de Pauta: (1) Escolha de chefe pró tempore, entre o fim do mandato do professor José e a publicação da portaria do novo chefe. Após votação a inclusão foi aprovada por unanimidade. (2) Discussão sobre o relatório de acessibilidade digital na UNIR e propostas para o retorno do calendário acadêmico. Após votação a inclusão foi aprovada por unanimidade.  O professor José pede a alteração do ponto de pauta 2 para o início da reunião, pois caso o conselho seja favorável as representantes discentes se tornam aptas a participarem da reunião. A alteração foi aprovada por unanimidade. Pontos de Pauta: (2) Prorrogação dos mandatos das representantes discentes devido à pandemia; Após apresentação do documento enviado pelo DCE à presidência deste conselho a representante discente Sara pede a fala, que é aprovada pelo conselho, a mesma evidencia que as novas eleições para Representante Discente será realizada pelo DCE após o retorno das aulas. A fim de que os alunos não fiquem sem representação no conselho durante esse período, pedimos que o conselho acate o documento nos permitindo continuar como representante discente até que haja nova eleição. Após discussão a prorrogação do mandato foi aprovada por unanimidade. (1) Relatório Anual de Atividades Docente da professora Renata Gonçalves Aguiar: após apresentação do relatório e discussão o mesmo foi aprovado por onze votos favoráveis e duas abstenções. (3) Consulta referente ao interesse do DAEA em abrir um curso de Biologia: após discussão a professora Ana evidenciou que o curso de Biologia é dentro da área da capes de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS e o nosso curso está dentro de área de Engenharia I, acredito que não caiba dentro do nosso departamento. A TAE Ana Paula lembra os colegas que a proposta é referente a um curso de licenciatura e que a maioria dos professores do departamento não possuem formação em licenciatura, o que dificultará as aulas de conteúdos pedagógicos. Em votação o departamento se manifesta contrário por unanimidade ao curso de biologia se lotado no Departamento de Engenharia Ambiental por não se encaixar no perfil do departamento. (4) Consulta referente a firmar Acordo de Cooperação Técnica com o INPA: após discussão a  proposta foi aprovada por doze votos favoráveis e uma abstenção. (5) Escolha de chefe pró tempore, entre o fim do mandato do professor José e a publicação da portaria do novo chefe. Após discussão o professor José manifesta interesse, em votação o nome do professor José como chefe pró tempore foi aprovado com doze votos favoráveis e uma abstenção. (6) Discussão sobre Despacho SECONS 0449987, parte integrante do Processo nº 999016751.000003/2020-84, para atendimento de diligência determinada pela Presidência do CONSUN que foi encaminhada ao CONDEP no dia 2 de Julho pela diretoria do Campus para posicionamento a respeito das aulas remotas, após ampla discussão, onde os alunos mostraram pesquisas internas ficou proposto 12 pontos a serem votados pelo CONDEP, enumeradas de 1 a 12. 1. Defesas de TCC Online; 2. Retorno gradativo.3. Ofertar Aulas gravadas e ofertar disciplinas dos últimos períodos; 4. A decisão de oferecer o curso remotamente deve ser descentralizada (cada curso) pois as realidades são diferentes; 5. A decisão de matricular no componente curricular é facultativa; 6. Deixar a aula gravada para o aluno acessar novamente;  7. Menor carga horária síncrona; 8. Oferecer componentes curriculares mais teóricos; 9. Flexibilizar também a prática profissional de estágios e as práticas que exijam laboratórios especializados, que poderão também ser cumpridas remotamente, para concluintes; 10. Unir fornecer computadores emprestados e internet aos alunos que não tenham; 11. Formação continuada para professores focando o ensino remoto; 12. Cabe ao departamento a escolha dos componentes curriculares. A partir da discussão abre a votação, 1. Defesas de TCC Online, 2. Retorno gradativo, 7. Menor carga horária síncrona; ; 11. Formação continuada para professores focando o ensino remoto; 12. Cabe ao departamento a escolha dos componentes curriculares foram aprovados por unanimidade. 3. Ofertar Aulas gravadas e ofertar disciplinas dos últimos períodos, 5. A decisão de matricular no componente curricular é facultativa, 10. Unir fornecer computadores emprestados e internet aos alunos que não tenham foram aprovados por 9 favoráveis e 1 abstenção. 4. A decisão de oferecer o curso remotamente deve ser descentralizada (cada curso) pois as realidades são diferentes aprovados por 5 votos favoráveis e 1 abstenção, 4 votos contra e 1 voto abstenção. 6. Deixar a aula gravada para o aluno acessar novamente foi aprovado por 8 votos favoráveis e 1 votos contra e 1 voto abstenção. 8. Oferecer componentes curriculares mais teóricos foi reprovado, com 3 votos favoráveis e 6 votos contra e 1 voto abstenção. 9. Flexibilizar também a prática profissional de estágios e as práticas que exijam laboratórios especializados, que poderão também ser cumpridas remotamente, para concluintes foi reprovado com 4 votos favoráveis e 6 votos contra e 1 voto abstenção. Encerramento: nada mais havendo a declarar a reunião é encerrada às dezoito horas e vinte e cinco minutos e eu Ana Paula Leite Cardiliquio, secretária ad hoc, lavrei a presente Ata, que segue assinada por mim e pelos membros do colegiado.


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Documento assinado eletronicamente por ANA PAULA LEITE CARDILIQUIO, Técnica em Assuntos Educacionais, em 29/07/2020, às 17:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ROBSON ALVES DE OLIVEIRA, Docente, em 29/07/2020, às 17:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ANA LUCIA DENARDIN DA ROSA, Docente, em 29/07/2020, às 18:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por TIAGO DE OLIVEIRA LIMA, Técnico de Laboratório, em 29/07/2020, às 18:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ALBERTO DRESCH WEBLER, Docente, em 30/07/2020, às 11:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ELISABETE LOURDES DO NASCIMENTO, Docente, em 31/07/2020, às 11:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por RENATA GONCALVES AGUIAR, Docente, em 31/07/2020, às 16:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por NARA LUISA REIS DE ANDRADE, Docente, em 31/07/2020, às 17:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por JOSE ROBERTO RIBEIRO JUNIOR, Chefe de Departamento, em 02/08/2020, às 00:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sara Line Silveira Araújo, Usuário Externo, em 27/08/2020, às 17:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por RODRIGO MARTINS MOREIRA, Docente, em 27/08/2020, às 18:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nayara dos Santos Albrigo, Usuário Externo, em 28/08/2020, às 17:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 999016864.000102/2020-99 SEI nº 0465283

Criado por 93782292200, versão 2 por 93782292200 em 29/07/2020 17:19:41.