Timbre

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - JI-PARANÁ

Ata de Reunião

Ata da Reunião Ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária realizada no dia dois de setembro de 2019, sob a presidência do Prof. Robson Alves de Oliveira (Membro titular). Abertura: às quatorze horas e vinte minutos com a presença dos docentes relacionados na Portaria nº 24/2019/CJP/UNIR para comporem o Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária (NDE): Profª. Ana Lúcia Denardin da Rosa (Membro titular); Prof. José Roberto Ribeiro Júnior (Membro titular); Profa. Nara Luísa Reis de Andrade (Membro titular); além desses, estavam presentes na reunião os novos membros do NDE, a Profa. Renata Gonçalves Aguiar e o Prof. Rodrigo Martins Moreira, cuja portaria ainda não foi publicada. Também estavam presentes o Prof. João Gilberto de Souza Ribeiro, representando a antiga composição do NDE, e a técnica em assuntos educacionais (TAE) Alessandra Carvalho de Souza Melo Dias, como Coordenadora Geral da Comissão Própria de Avaliação – CPAv do Campus de Ji-Paraná. Ausência Justificada: Profª. Elisabete Lourdes do Nascimento. Informes: Não houve. Pontos de Pauta: (1) Contextualização dos trabalhos desenvolvidos pela composição passada do NDE: O professor João descreve sobre como foi feita a discussão do novo PPC do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, a participação dos alunos no processo de discussão e a adoção de componentes curriculares eletivos. Esclarece ainda que a questão da curricularização da extensão e do ensino EAD precisam ser discutidas. Em relação ao conteúdo dos componentes curriculares e da quantidade de horas-aula, o professor João explica que o PPC proposto já está de acordo com as diretrizes do MEC. O Professor José Roberto questiona a questão da carga horária em relação a diferença entre horas relógio e horas-aula. O professor José Roberto também explica sobre a questão das referências bibliográficas. O professor João sugere que seja finalizado o envio do PPC para o departamento, e que também seja refeita a avaliação com os alunos. A professora Renata fala sobre o questionamento dos alunos sobre o curso ser focado em pesquisa. O professor Rodrigo fala sobre como tem mostrado exemplos práticos na sala de aula, trazendo profissionais que estão atuando no mercado. A TAE Alessandra informa que os documentos se encontram no ambiente do CONSUN. Informa ainda que o NDE deve ter o cuidado de não considerar apenas 50% da carga horaria para o limite de duração do curso, explicando que geralmente os cursos colocam um período maior, e cita como exemplo o caso de um aluno com deficiência, que tem o dobro do tempo em alguns PPCs. Isso é feito para que os PPCs se adequem à lei da acessibilidade. Argumenta ainda que há uma tendência de que o número de alunos com necessidade especiais aumente. Também fala da dificuldade dos indígenas, e problemas sociais de inclusão. E que não há necessidade de estudos específicos para incluir exceções para o julgamento, como alunos com deficiência/dificuldade de aprendizagem, ou com baixo desempenho, argumentando que já se deve prever com antecipação esses possíveis problema e incluir no PPC. Os professores discutem sobre os casos de alunos com problemas de aprendizagem que já estão matriculados no curso. O prof. Robson sugere a instalação de um programa de tutoria para os alunos. A professora Ana questiona sobre como seria o problema de reprovação, e da equivalência dos componentes curriculares do antigo com o novo PPC, questionando se os alunos não seriam prejudicados com a alteração. A TAE Alessandra informa que foi criada uma tabela de equivalência de componentes curriculares, de maneira que se ele reprovar em um componente curricular, terá que fazer um componente curricular equivalente. Alessandra esclarece a respeito da necessidade da criação de uma matriz de equivalência de componentes curriculares para ser anexado ao novo PPC, informando ainda que a não confecção dessa matriz impossibilita o prosseguimento do processo do novo PPC. Alessandra informa que é possível enviar para o Consea o novo PPC, informando ao Conselho a diferença de carga horária e como está sendo feita a complementação para a nova carga horária. O professor João fala da possibilidade de realização de um estudo mostrando que os alunos não serão prejudicados, tendo em vista que boa parte da carga horária dos componentes curriculares foi reduzida. A TAE Alessandra informa que os casos particulares devem ser analisados como exceção, de maneira a não prejudicar os alunos. Com essa fala se encerra a etapa de contextualização dos trabalhos desenvolvidos pela composição passada do NDE. Neste momento o Professor João e a Professora Nara pedem licença e se retiram da reunião, tendo em vista que eles não continuaram na composição do NDE. A TAE Alessandra também se retira da reunião. (2) Calendário de reuniões do NDE: Foi posto em discussão e acertado entre os novos componentes do NDE as datas das reuniões para o restante do ano de 2019, assim foram agendadas reuniões para o dia 30/09/2019; 04/11/2019; 25/11/2019 e 09/12/2019. Assim, após a discussão os membros do NDE aprovaram por unanimidade o calendário. (3) Questionário para discussão com os alunos: A professora Renata fala da necessidade de ouvir novamente a opinião dos alunos, pois o PPC já está em discussão a bastante tempo, questionando ainda que essa informação pode ajudar nos trabalhos da nova composição do NDE. A proposta é aceita por todos os membros presentes. A professora Renata e o Professor Rodrigo ficam responsáveis pela elaboração do questionário que será apresentado para apreciação na próxima reunião do NDE. Assim, após a discussão os membros do NDE aprovaram por unanimidade a elaboração dos questionários e o grupo de trabalho responsável. Encerramento: Nada mais havendo a declarar a reunião é encerrada às dezessete horas e trinta minutos e eu Robson Alves de Oliveira, presidente do NDE, lavrei a presente Ata.


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Documento assinado eletronicamente por ROBSON ALVES DE OLIVEIRA, Docente, em 23/03/2020, às 20:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ANA LUCIA DENARDIN DA ROSA, Docente, em 26/03/2020, às 21:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por JOSE ROBERTO RIBEIRO JUNIOR, Chefe de Departamento, em 27/03/2020, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por NARA LUISA REIS DE ANDRADE, Docente, em 30/03/2020, às 10:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por RODRIGO MARTINS MOREIRA, Docente, em 13/04/2020, às 16:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por RENATA GONCALVES AGUIAR, Docente, em 13/04/2020, às 17:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 999016864.000067/2020-16 SEI nº 0393664