Histórico
Em meio a um cenário em que emerge a busca por um processo de desenvolvimento ecologicamente equilibrado, economicamente viável, culturalmente harmonioso e includente, visando garantir recursos para as gerações atuais e futuras. Considerando o acelerado processo de exploração e deterioração de recursos naturais pelo qual a região amazônica tem passado nas últimas décadas, se fazem urgentes ações que possam propiciar:
a) o entendimento das características e da dinâmica do ecossistema amazônico e suas respostas frente às alterações de origem antrópica; b) o aperfeiçoamento e ou desenvolvimento de métodos, técnicas e princípios de abordagens na avaliação, prognóstico e diagnóstico ambiental que possam contribuir para o desenvolvimento de indicadores e modelos de gestão baseados em princípios de sustentabilidade e nas particularidades regionais, que por sua vez, auxiliam na definição das ações de remediação e de controle ambiental, com foco em ações de saneamento básico e conservação dos recursos naturais de modo integrado.
Nesse sentido, foi criado na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus de Ji-Paraná, o curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental (atualmente Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária), em funcionamento desde o ano de 2007, tendo por objetivo a formação do Engenheiro Ambiental (atualmente Engenheiro Ambiental e Sanitarista), de modo a atender às demandas da sociedade com vistas às políticas de desenvolvimento nacional, com base nos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais visando o desenvolvimento sustentável (PPP EA, 2009).
Em pleno funcionamento e cumprindo ao seu papel social, por meio de atividades intensas de ensino, pesquisa e extensão, o Departamento de Engenharia Ambiental (DEA) tem subsidiado, além do curso de graduação, o curso de Pós-Graduação “lato sensu” em Engenharia Ambiental (2008-2009), e cursos de formação de professores e gestores ambientais. Em conjunto, projetos de pesquisa e extensão têm sido desenvolvidos, no âmbito do Grupo de Pesquisa em Engenharia Ambiental que conta atualmente com dez pesquisadores (com mestrado e doutorado), 25 estudantes (de graduação e mestrado) e dois técnicos, e do Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas, no qual atuam quatorze pesquisadores (com mestrado e doutorado), dez estudantes (de graduação e mestrado) e dois técnicos.
O êxito de tais ações, aliadas à grande carência e demanda por parte da sociedade por cursos de aperfeiçoamento, motivou o corpo docente do DEA a buscar suprir tal lacuna com oferecimento do curso de pós-graduação “strictu sensu”, o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua, o que permitiu a ampliação de seu papel social e ambiental.
Em conjunto com a necessidade de ações para fazer frente às demandas de um acelerado crescimento populacional e econômico, vem a corroborar o fato de que a reestruturação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária contribuirá para a necessária formação de quadros acadêmicos e científicos, bem como para a produção e disseminação de conhecimentos, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, fundamentais para um desenvolvimento sustentável dessa importante parcela da região da Amazônia.
Perfil do Curso
Contextualização e Funcionamento do Curso
a) nome do curso: Engenharia Ambiental e Sanitária;
b) endereço de funcionamento do curso: Rua Rio Amazonas, n. 351, B. Jardim dos Migrantes. Ji-Paraná-RO. CEP: 76.900-726;
c) ato de criação para autorização e reconhecimento ou ato autorizativo anterior para renovação de reconhecimento: Portaria n. 655, de 11 de dezembro de 2013; Portaria n. 1094, de 24 de dezembro 2015; Registro e-MEC: 201003990;
d) número de vagas pretendidas ou autorizadas: 45;
e) Conceito Preliminar de Curso (CPC): 3;
f) turnos de funcionamento do curso (matutino, vespertino, noturno e integral): integral;
g) carga horária total do curso: 3.960 horas relógio;
h) tempos mínimo e máximo para integralização: mínimo de cinco e máximo de 8 anos;
i)histórico do curso, portaria de criação (ou ato de convalidação): Resolução 113/CONSEA, de 09 de janeiro de 2006; Resolução 219/CONSEA, de 03 de dezembro de 2009; Resolução 277/CONSEA, de 01 de junho de 2012; Resolução 476/CONSEA, de 17 de abril de 2017;
j) integralização entre ensino, pesquisa e extensão: no que tange às atividades que podem ser desenvolvidas com a proposta de integrar ensino, pesquisa e extensão no Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Rondônia, do Campus de Ji-Paraná, destacam-se:
• projetos de pesquisa que associem objetivos e metas compatíveis com as necessidades de resolução de problemas reais da comunidade e que promovam estudos e debates de temas curriculares;
• monitoria acadêmica;
• iniciação científica;
• mobilidade estudantil;
• projetos de pesquisa aplicado, assessorias técnicas e profissionais, consultorias ambientais;
• realização de convênios e parcerias com instituições de ensino superior e universidade/sociedade com o intento de aproximar as demandas regionais da comunidade em geral;
• programa de Educação Tutorial (PET);
• programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);
• Programas e Projetos de Extensão Universitária (PIBEC);
• Programa de Extensão Universitária (PROEXT);
• projeto de extensão que visem promover integração acadêmica, comunitária, cultural e esportiva
• atividades que visem à ampliação da cultura e da cidadania como palestras, realização de encontros, oficinas de trabalho;
• trabalhos de campo associados aos componentes curriculares que promovam a reflexão do contexto socioambiental regional;
• realização da Mostra Acadêmica da Engenharia Ambiental e Sanitária e Simpósios com divulgação dos trabalhos desenvolvidos nos componentes curriculares, demais componentes curriculares, projetos e programas de pesquisa e extensão;
• publicações e produtos acadêmicos advindos de atividades de pesquisa e extensão (difusão, divulgação social, cultural e científica);
• outros projetos de pesquisa e extensão relacionados aos conteúdos curriculares do curso;
k) titulação conferida aos egressos: Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária;
l) descrição das formas de ingresso: o preenchimento das vagas do curso ocorre de acordo com o Regimento Geral da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Seção II, Art. 72 e 73;
m)número de vagas por período de ingresso: são ofertadas 45 vagas para ingresso no primeiro semestre via processo seletivo (item I da alínea l); o número de vagas para as demais formas de ingresso são disponibilizados pela UNIR via edital;
n) regime de ingresso: anual;
o) calendário acadêmico: de acordo com a Resolução n. 2/CES/CNE, de 18 de junho de 2007, o curso anualmente deverá ter 200 (duzentos) dias de trabalho acadêmico efetivo. Reitera-se que o calendário do curso é do sistema semestral e respeita o calendário acadêmico conforme deliberado pelo Conselho Superior Acadêmico (CONSEA);
p) distribuição da carga horária em componentes curriculares obrigatórios, componentes curriculares complementares de graduação: o currículo do Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIR é formado por três grandes blocos de conteúdo: básicos, profissionalizantes e específicos.
Perfil do Egresso
Um Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária deve ter por função primordial, a formação do profissional voltado para a solução de problemas ambientais. Desta forma, o perfil do egresso do Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus de Ji-Paraná compreenderá uma sólida formação tecnológica, científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. O engenheiro ambiental e sanitarista deverá apresentar competências e habilidades para:
ter uma visão sistêmica e multidisciplinar, espírito empreendedor com capacidade de trabalhar em equipe;
ter formação humanística e visão holística, com postura ética, atenta para as questões econômicas, sociais e ambientais; capacidade de autoaprendizado e aperfeiçoamento contínuo;
atitude e capacidade para resolução de problemas e tomada de decisão, aplicando conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais aos problemas de engenharia ambiental e sanitária;
estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
exercer atividade profissional atendendo à legislação ambiental vigente;
projetar e conduzir experimentos e interpretar seus resultados;
conceber, projetar e analisar produtos, processos e sistemas na área de atuação;
planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Ambiental e Sanitária;
identificar, formular e propor soluções a problemas ambientais e sanitários;
desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas ambientais e sanitários;
comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
atuar em equipes multidisciplinares, sabendo transitar pelas diversas áreas do conhecimento fronteiriço das engenharias, diferenciando-as;
compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais;
avaliar o impacto das atividades da engenharia ambiental e sanitária no contexto científico, social, econômico e jurídico;
supervisionar a operação e a manutenção de sistemas ambientais e sanitários;
estimular o aprendizado da autonomia e da responsabilidade profissional;
favorecer e estimular a vivência de relações profissionais e interpessoais;
avaliar a viabilidade socioeconômica e ambiental de projetos de engenharia;
compreender o contexto socioambiental no que tange às comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
O perfil do engenheiro formado no Campus de Ji-Paraná possibilitará o seu ingresso em cursos de pós-graduação, onde terá a oportunidade de direcionar sua atuação em um dos campos da Engenharia Ambiental e Sanitarista (industrial, governamental e de consultoria). Evidentemente, o objetivo é de formar um engenheiro ambiental e sanitarista e não um pesquisador, cuja formação completa é tarefa da pós-graduação, mas isso não exime o curso de estimular e desenvolver novas vocações (potenciais pesquisadores) para estudos avançados e atividades de pesquisa.
O profissional engenheiro ambiental e sanitarista atua na preservação da qualidade dos ambientes aquáticos, da atmosfera e do solo a partir do diagnóstico, manejo, controle e recuperação de ambientes urbanos, rurais e naturais. As funções do profissional da área incluem investigação, avaliação, adaptação e implantação de sistemas de produção ambientalmente viáveis, recuperação de áreas degradadas, o controle e monitoramento dos processos e atividades causadores de impactos ambientais.
Têm também as atribuições de orientar as empresas e organizações para receber licenças ambientais de funcionamento e processos de certificação ambiental. O engenheiro ambiental e sanitarista pode, ainda, elaborar propostas alternativas para o tratamento de poluentes e para a utilização racional de recursos naturais. O mercado de trabalho do engenheiro ambiental e sanitarista é bastante abrangente, sendo essencial que sua formação acadêmica seja multidisciplinar, constando no currículo componentes curriculares de exatas, biológicas, humanas e de gestão.
Ato de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
Reconhecimento
Portaria n. 655, de 11 de dezembro de 2013
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Renovação de Reconhecimento
Portaria MEC No - 947, de 30 de agosto de 2021
Registro E-mec
202119639
Portaria MEC No - 1.094, de 24 de dezembro de 2015
Registro E-mec
201003990
Histórico do curso; portaria de criação (ou ato de convalidação)
Resolução 113/CONSEA, de 09 de janeiro de 2006
Resolução 219/CONSEA, de 03 de dezembro de 2009
Resolução 277/CONSEA, de 01 de junho de 2012
Resolução 476/CONSEA, de 17 de abril de 2017
Conceito Preliminar de Curso - CPC
3
Período de Funcionamento
Integral (manhã, tarde e noite)
Carga Horária Total
3960 horas
Periodicidade
10 semestres
Vagas Anuais Autorizadas
45