Núcleo Docente Estruturante - NDE
NDE é a sigla utilizada para designar o NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE, que de acordo com a Resolução 233/CONSEA, de 07 de agosto de 2020, constitui segmento da estrutura de gestão acadêmica em cada curso de graduação com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria sobre matéria de natureza acadêmica, corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do projeto pedagógico de curso.
Assim, são atribuições do NDE:
I - contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
II - zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
III - indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
IV - zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.
No que tange o Regimento Interno do Núcleo Docente Estruturante pertecente ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitário, são atribuições do NDE:
I - Elaborar, acompanhar a execução, propor alterações no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e/ou estrutura curricular e disponibilizá-lo à comunidade acadêmica do curso para apreciação;
II - Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
III - Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
IV - Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
V - Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais e demais marcos regulatórios;
VI - Colaborar com os programas de mobilidade nacional e internacional e de ações afirmativas da UNIR, opinando, propondo e criando condições para a implantação de suas políticas institucionais;
VII - Propor, no PPC, procedimentos e critérios para a autoavaliação do curso;
VIII - Propor os ajustes no curso a partir dos resultados obtidos na autoavaliação e na avaliação externa;
IX - Convidar consultores ad hoc para auxiliar nas discussões do projeto pedagógico do curso;
X - Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do curso, que interfiram na formação do perfil profissional do egresso;
XI - Propor programas ou outras formas de capacitação docente, visando a sua formação continuada;
XII - Analisar e avaliar os planos de ensino, de acordo com os componentes curriculares (disciplinas);
XIII - Avaliar e dar parecer sobre os pedidos de aproveitamento de componentes curriculares (disciplinas).