O Laboratório de Hidráulica e Fenômenos dos Transportes (HIDROLAB), por meio de sua coordenadora, a Profª Ana Lúcia Denardin da Rosa, firma parceria com a Empresa Yamatec

Publicado em: 27/01/2021 17:26:03

O Laboratório de Hidráulica e Fenômenos dos Transportes (HIDROLAB), por meio de sua coordenadora, a Profª Ana Lúcia Denardin da Rosa, firma parceria com a Empresa Yamatec


As patologias nas instalações hidráulicas de residências e estabelecimentos comerciais é uma constante em nosso país. Muitas dessas patologias estão ligadas a pressão na rede, que faz com que encanamentos sejam sobrecarregados com alta pressão, ou então que aparelhos hidráulicos, como chuveiros, máquinas de lavar roupa, entre outros, não funcionem de forma adequada devido a baixa pressão. Dessa forma, conhecer a pressão fornecida pela Concessionária de abastecimento de água é fundamental para um adequado dimensionamento das instalações hidráulicas prediais.
 
Nesse sentido, a utilização de equipamento como o manômetro  é importantíssimos,  uma vez que por meio dele é possível aferir a pressão na rede, e lançar mão de estratégias para regular essa pressão, conforme estabelece a NBR 8160, os fornecedores dos equipamentos hidráulicos e os fornecedores das canalizações.
 
Assim o Laboratório de Hidráulica e Fenômenos dos Transportes (HIDROLAB) da Fundação Universidade de Rondônia de Ji-Paraná, por meio de sua coordenadora, a Profª Ana Lúcia Denardin da Rosa, firmou uma parceria com a Empresa Yamatec. A empresa Yamatec é líder de mercado no seguimento de Geofone (Detectores de Vazamentos). A empresa fornecerá para o Hidrolab, gratuitamente um manômetro, para aferir a pressão em torneiras e na rede de abastecimento, possibilitando  assim realizar demonstração de experimentos práticos com os discentes do Curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, alertando os mesmos sobre essa fundamental ferramenta, que muitas vezes é esquecida os simplesmente ignorada por profissionais e projetistas.

Fonte: DAEA